19.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasRedução da taxa de juros do FCO Empresarial, proposta por MS, está...

Redução da taxa de juros do FCO Empresarial, proposta por MS, está em pauta no CMN


Já acatada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, a proposta de equalização da taxa de juros do FCO Rural e Empresarial, está na pauta do Conselho Monetário Nacional.

A demanda apresentada no ano passado, pela Semagro e setor produtivo de Mato Grosso do Sul, torna os juros na modalidade FCO Empresarial pré-fixados e menores nas novas operações.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro, explica que enquanto o FCO Rural tem taxa pré-fixada que gira em torno de 5% ao ano, o FCO Empresarial é corrigido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor-Amplo), além de uma parte pré-fixada, o que pode representar juros finais de até 13% ao ano, tendo em vista a alta da inflação verificada no último ano.

E segundo o secretário esta diferença na forma de cálculo de juros tem gerado queixas dos empresários e dificulta a contratação de financiamento na modalidade FCO Empresarial.

A ideia, com a proposta apresentada por Mato Grosso do Sul, é que os juros passem a ser pré-fixados (como ocorre no FCO Rural), cabendo ao CMN definir a taxa.

Em 2021, foram contratados R$ 1,7 bilhão em recursos do FCO no Estado. Já para 2022, a expectativa é que o volume atinja os R$ 2,3 bilhões.

 

Katiuscia Fernandes – Subcom

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img