18.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasEm Mato Grosso do Sul mulheres ainda são minoria no trânsito, mas...

Em Mato Grosso do Sul mulheres ainda são minoria no trânsito, mas as mais responsáveis

Apesar de ser a minoria no trânsito sul-mato-grossense, as mulheres ainda dominam quando o assunto é segurança. Prova disso, é que o número de acidentes sofridos por mulheres é quase 4 vezes menor do que o número de homens.

Conforme o Bptran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito), as mulheres correspondem a apenas 21% do número de mortes no trânsito em 2021. Dos 54 acidentes fatais, 11 foram mulheres, sendo sete em motocicletas e quatro em automóveis. Em contrapartida, 32 homens morreram em acidentes de motos, seis em carros, dois em bicicletas e três como pedestres.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, pontua que os números revelam o comportamento da maioria das mulheres no trânsito. “Nós percebemos que atitudes tipicamente femininas, como paciência, civilidade ao compartilhar o espaço e empatia, são características muito desejadas no trânsito. As mulheres, em sua maioria, dão exemplos de comportamento para evitar acidentes e fatalidades”.

Já a Diretoria de Habilitação do Detran-MS aponta que do total de condutores habilitados no Estado, 1.298.023, apenas 477.165 são mulheres. Dos novos habilitados nos últimos dois anos, o número também é menor que a metade, representando 27.413 de 59.945.

O cenário não é diferente em âmbito nacional. Em março de 2021 a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), divulgou que as mulheres representam 35% do total de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo País, o que corresponde a 25,8 milhões de motoristas.

“Os dados não mentem. Apesar da representatividade feminina ser menor, as mulheres no trânsito são sinônimos de condução segura e, consequentemente, o índice de envolvimento em acidentes é menor”, finaliza a diretora de habilitação, Lina Issa Zeinab.

Bruna Pasche, Detran-MS

Foto: Divulgação

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img