19.4 C
Campo Grande
HomeAgronegócioMaior feira agrotecnológica do Norte tem destaque para a sustentabilidade e para...

Maior feira agrotecnológica do Norte tem destaque para a sustentabilidade e para soluções voltadas aos pequenos agricultores

Projetos estão sendo apresentados esta semana na feira Agrotins, em Palmas. Feira de tecnologia mostra soluções sustentáveis para a agricultura
A maior feira agrotecnológica da Região Norte tem, em 2025, um destaque especial para a sustentabilidade e para soluções voltadas aos pequenos agricultores.
O banco de sementes tem mais de 160 espécies. A ideia da exposição na Feira de Agrotecnologia do Tocantins é disseminar plantas nativas que já foram tradicionais na cozinha do Cerrado, mas que foram se perdendo depois do êxodo rural da década de 1980. Há raízes como açafrão-branco, batata de taioba e cará-insulina. Alimentos muito nutritivos.
“Esse trabalho tem esse propósito em especial, fazer esse resgate e as pessoas voltarem a multiplicar determinadas espécies que têm maior resistência às condições climáticas regionais”, diz Conceição Previero, professora e pesquisadora do Ceulp Ulbra.
Um aparelho instalado dentro de caixas de abelhas ajuda o apicultor a saber pelo celular dados importantes. A ideia foi de alunos do ensino médio do Instituto Federal do Tocantins.
“Todas as informações de temperatura, umidade, o que está sendo gerado ali, vai ser lido e vai ser enviado para o apicultor em tempo real por meio de um aplicativo”, conta o estudante Daniel Ribeiro Moura.
Maior feira agrotecnológica do Norte tem destaque para a sustentabilidade e para soluções voltadas aos pequenos agricultores
Reprodução/TV Globo
Um outro sistema automatiza a irrigação sem necessidade de acesso à internet. O projeto surgiu para solucionar problemas de uma horta comunitária.
“Ele serve tanto para hortas pequenas como hortas maiores ou até sistemas de irrigação de grande porte”, explica Fabiano Medeiros, professor de robótica do IFTO.
Todos estes projetos estão sendo apresentados esta semana em Palmas, na Agrotins, uma feira de agrotecnologia com propostas inovadoras de sustentabilidade. Como um modelo de casa construída com tijolos feitos com plásticos reciclados na composição. O plástico é triturado e misturado a concreto para formar os blocos, que podem ser usados na construção de galpões, estábulos, currais e até casas. A ideia foi do empreendedor Alex Macedo. Ele explica que o material é 20% mais barato que o tradicional:
“E o outro detalhe importante: a cada casa que nós edificamos, é uma tonelada e meia de resíduos que está deixando de ir para o meio ambiente”, afirma.
O projeto – um dos 1,2 mil expostos na feira – ganhou o apoio do Sebrae.
“Ele está tendo oportunidade agora de estar levando esse projeto dele, esse material que ele criou para poder fazer as casas populares. Que aí eles vão diminuir os custos, baratear a produção e ajudar a sustentabilidade, ser uma casa sustentável”, diz o gerente do Sebrae Bruno Vieira.
LEIA TAMBÉM
De cão robô a iogurte de flor: Agrotins apresenta inovação e tecnologias que facilitam a vida no campo
Agrotins espera receber mais de 200 mil pessoas e movimentar R$ 4,5 bilhões em cinco dias de feira

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img