28.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioMinistério diz que suspeita de gripe aviária em granja comercial de SC...

Ministério diz que suspeita de gripe aviária em granja comercial de SC segue em análise, após governo estadual descartar doença

Investigação de caso em Aguiarnópolis (TO) também está em andamento.
Arquivo/Agência Brasil
O Ministério da Agricultura informou na quinta-feira (22) que a investigação sobre o caso de gripe aviária em uma granja comercial em Ipumirim (SC) segue em análise.
O esclarecimento foi feito após a Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina ter informado que a suspeita havia sido descartada.
As investigações sobre o caso em granja comercial em Aguiarnópolis (TO) também está em andamento, disse o Ministério.
“As análises iniciais apontaram para resultados com baixa carga viral ou possível degradação do material genético viral, o que inviabilizou o sequenciamento direto do vírus”, explicou o governo federal.
Nesses casos, as amostras precisam ser inoculadas em ovos embrionados para isolar o patógeno, e aumentar a quantidade de material genético disponível para a realização de provas complementares.
Esse é um protocolo padrão definido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
As investigações estão sendo realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em São Paulo (LFDA-SP).
“É importante destacar que esse procedimento já foi aplicado em 33 amostras de vigilância passiva (casos suspeitos) ao longo dos últimos 12 meses, em um universo de 1.529 amostras analisadas, o que representa cerca de 2,2% do total”, disse o Ministério.
“Todas as etapas estão sendo conduzidas com rigor técnico, de acordo com os padrões internacionais, e seguem como prioridades da defesa agropecuária brasileira”, acrescentou.

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img