O reconhecimento do papel essencial da diversidade no exercício de suas profissões em Mato Grosso do Sul foi o motivo da sessão solene que reuniu, no Plenário Júlio Maia, o público LGBTQIAPN+ nesta noite de terça-feira (1º). O evento celebrou as trajetórias que transformam histórias e constroem o futuro para a promoção da cidadania e inclusão nos locais de trabalho. Proposta pelo deputado e 2º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Pedro Kemp (PT), a solenidade reforça a luta contra o preconceito, a violência e a discriminação, em alusão ao orgulho LGBTQIA+ e iniciou com a apresentação do multiartista Bèget de Lucena, que interpretou as músicas Balada de Gisberta, uma composição de Pedro Abrunhosa e Sussuarana, composta por Hekel Tavares e Luiz Peixoto.
O deputado Pedro Kemp ressaltou o motivo da celebração e homenagem. “Hoje nos reunimos para celebrar, reconhecer e honrar a coragem e a resistência, e as contribuições das pessoas LGBTQIA+ em nossa sociedade. Homenageamos hoje pessoas que enfrentaram preconceito, exclusão e até violência, mas que, mesmo assim, ergueram a voz e ocuparam espaços com dignidade, que com suas atividades profissionais, não apenas desempenharam suas funções com excelência, mas também transformam ambientes, quebram barreiras e inspiram futuras gerações a serem autênticas, cada um deles está pavimentando um caminho mais justo para quem virá depois”, considerou.
“Também lembramos aqueles que não estão mais entre nós, sua memória nos faz continuar lutando. Essa noite não é só sobre lembrar das dificuldades e sim lembrar as vitórias, cada avanço na legislação, cada pensamento que muda, cada espaço conquistado, é fruto do trabalho incansável de aliados e ativistas que escolheram viver sua autenticidade. A diversidade é nossa maior força. A luta pela equidade e dignidade das pessoas deve ser compromisso de todos”, concluiu o proponente da sessão solene.
O secretário-executivo de Direitos Humanos (SEDH), Bem-Hur destacou a importância de estar no evento pioneiro na Assembleia Legislativa. “Que bom fazer parte de uma mesa e ver militantes históricos, e ainda ver experiência e renovação, dá um alento. Virei avô, a vontade de viver é maior agora. É muito bom ter na mesa os vereadores Franklin e Jean, imaginem como se alegra o coração desse doce militante, que a gente possa convencer a todos que nós defendemos o amor. Parabéns aos homenageados”, enfatizou.