O trabalho pela melhoria nos índices de alfabetização segue rendendo importantes frutos em Mato Grosso do Sul. Em levantamento divulgado na última sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação, por intermédio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Estado registrou um crescimento de 17% neste indicador em 2024, em comparação com o desempenho da Rede Pública de Ensino no ano anterior. O avanço é o segundo maior do País, segundo os dados publicados.
“Educação é um dos focos do nossa gestão. O secretário [Hélio Daher] trouxe um relatório mostrando que Mato Grosso do Sul teve um crescimento de oito pontos, 17% de aumento, isso graças a uma parceria com os municípios e a toda equipe da SED (Secretaria Estadual de Educação). Também temos o programa MS Alfabetiza que está fazendo a diferença. É uma alegria quando conseguimos através dos dados enxergar os resultados e os bons frutos para o Estado”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Em 2023, Mato Grosso do Sul registrou 47,4% de estudantes alfabetizados. Em 2024, o percentual saltou para 55,8% – três pontos acima da meta estabelecida para o mesmo ano (52,8%). O crescimento, de 17%, ficou atrás somente de Minas Gerais, com 20% de aumento no mesmo período.