A comunidade indígena da Aldeia Alves de Barros, localizada no município de Porto Murtinho, recebe no próximo dia 26 de julho com a sétima edição do programa “MS Em Ação – Segurança e Cidadania”, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Secretaria de Estado de Cidadania (SEC) e mais de 40 instituições pública e privada.
A ação será realizada das 8h às 17h, na Escola Estadual Alves de Barros, e visa atender cerca de 1.500 indígenas que vivem na região e que compreende, além da sede da aldeia, outras cinco comunidades: Campina, Córrego do Ouro, São João, Barro Preto e Tomázia.
Durante todo o dia, serão oferecidos serviços essenciais à cidadania, como a emissão de documentos pessoais, incluindo RG, CPF, Carteira de Trabalho, segunda via de certidão de nascimento, certidão de residência, declaração de atividade rural e título de eleitor.
Haverá também atendimentos de saúde com foco na prevenção e nos cuidados básicos, como imunização, testes rápidos para Hepatite B e C, Sífilis e HIV, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico e apoio médico com suporte da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria-Geral de Polícia Cientifica.
A população indígena contará ainda com os serviços da Justiça Itinerante, que oferecerá atendimentos como reconhecimento de união estável, conversão de união estável em casamento e ações cíveis envolvendo valores de até 40 salários mínimos, como cobranças, pedidos de indenização e casos de acidentes de trânsito.