18.8 C
Campo Grande
HomeBastidores com o Velho LoboMesmo após confirmação de sarampo no Paraguai, MS segue sem casos e...

Mesmo após confirmação de sarampo no Paraguai, MS segue sem casos e reforça bloqueio com vacinação e vigilância ativa

Mesmo após confirmação de um caso de sarampo no Paraguai, Mato Grosso do Sul segue sem registros da doença em 2024 e 2025, conforme dados da Gerência de Imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Atualmente, cinco casos suspeitos estão em investigação, todos acompanhados conforme os protocolos de vigilância epidemiológica.

Diante do avanço da doença no país vizinho, a SES passará a integrar reuniões semanais com o PNI (Programa Nacional de Imunizações), coordenadas pelo Ministério da Saúde. O objetivo é alinhar estratégias de contenção, especialmente nas áreas de fronteira. A primeira reunião foi realizada terça-feira (5), com a participação da equipe técnica da Gerência de Imunização do Estado.

“Nós não temos caso confirmado em Mato Grosso do Sul e estamos trabalhando para manter esse status. Por isso é tão importante vacinar quem está em áreas estratégicas e aumentar a cobertura em toda a população”, destaca Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.

Desde os primeiros casos confirmados na Bolívia neste ano e o risco real de reintrodução do vírus, o Governo do Estado, por intermédio da SES, intensificou as ações de bloqueio, com foco nas regiões de Corumbá e Ladário. Nessas localidades, estão sendo realizadas campanhas de vacinação, bloqueio vacinal, busca ativa de sintomáticos e ações educativas, em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias municipais.

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img