O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), homologou três municípios que aderiram ao Programa Horário Estendido Noturno. Ao todo, 46 unidades básicas de saúde no Estado vão ampliar o horário de funcionamento em mais 20h semanais das 17h às 21h, totalizando 60h de funcionamento semanal.
A iniciativa que fortalece a Atenção Primária e amplia o acesso da população aos serviços do SUS no período noturno agora contempla os municípios de Nova Alvorada do Sul, Brasilândia e Bandeirantes.
A nova rotina de funcionamento nestes municípios entrou em vigor em 1º de agosto de 2025. Para garantir o repasse dos recursos, as unidades devem atualizar os dados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e cumprir as diretrizes estabelecidas pelo programa.
“É um investimento direto na estrutura de pessoal da unidade, garantindo que a população seja bem acolhida com qualidade e responsabilidade. A ampliação do acesso aos serviços básicos de saúde é uma prioridade e o atendimento noturno representa mais dignidade, mais cuidado e mais presença do SUS na vida das pessoas. Nosso compromisso é fazer com que a saúde chegue com qualidade a todos os cantos de Brasilândia, nos horários em que as pessoas realmente precisam”, afirma a secretária de saúde de Brasilândia, Mara Nilza.
Para a secretária Municipal de Saúde de Nova Alvorada do Sul, Eliana Dalla Nora, a iniciativa melhora a qualidade e o acesso aos serviços de saúde, beneficiando principalmente a população que não consegue ir à Unidade de Saúde durante o horário comercial.
“Com o horário estendido, garantimos que mais pessoas possam ser atendidas com a mesma qualidade do atendimento diurno. O Programa também impacta positivamente a cobertura de programas essenciais, como as campanhas de vacinação, permitindo um maior alcance e melhores índices de cobertura vacinal”, explica Eliana Dalla Nora.