Com controle e redução dos focos de incêndios florestais e áreas queimadas no Pantanal e também no Cerrado, o Mato Grosso do Sul mantém a atuação para proteger os biomas por meio do trabalho de prevenção e combate realizado pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar).
Mesmo sem registro de grandes incêndios florestais até agora, a Operação Pantanal 2025 está ativa, com empenho dos bombeiros em todo o Estado.
“O Corpo de Bombeiros atua especialmente no contexto de prevenção e proteção, justamente buscando uma resposta efetiva e rápida para evitar a propagação dos incêndios. Além das equipes posicionadas na região do Pantanal, nas bases avançadas e nos quartéis da região, nós mobilizamos outras equipes nas regiões de Cerrado e Mata Atlântica, com material extra, viaturas extras e efetivo empregado, com o objetivo de melhorar a qualidade da resposta”, disse o subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental), major Eduardo Teixeira.
No Pantanal, localizado em Mato Grosso do Sul e também no estado do Mato Grosso, a área queimada reduziu 98,8% entre 1° de janeiro e 13 de agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2024, passando de mais de 805,8 mil hectares para 13,5 mil.