Gestores municipais, parlamentares, representantes de conselhos, do Ministério Público e autoridades nacionais e de Mato Grosso do Sul participam em Bonito do 25º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), que tem por objetivo debater a integração de políticas sociais no País.
O evento, que começou hoje (28) também celebra os 25 anos de trajetória do CONGEMAS, fórum que visa fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A abertura contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e demais autoridades.
Em discurso, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a importância da integração entre Estado e municípios para enfrentar vulnerabilidades sociais.
“Nosso desafio é garantir que o crescimento econômico chegue a todos. O Mato Grosso do Sul é próspero, mas ainda há pessoas à margem desse processo. Precisamos de políticas inclusivas e sustentáveis, que não deixem ninguém para trás”, declarou.
Ele também mencionou o aumento dos repasses fundo a fundo desde 2022, reconhecendo que ainda são insuficientes, e defendeu a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reposiciona o financiamento da assistência social.
Entre os desafios, o governador chamou atenção para a violência contra a mulher e os altos índices de feminicídio. “Esse problema é de todos nós. Não adianta Estado e município apontarem responsabilidades uns aos outros. É uma luta coletiva”, afirmou.