Mato Grosso do Sul avança na criação de um protocolo de cooperação técnica para urgências em saúde mental. O documento em elaboração prevê integrar diferentes instituições, padronizar responsabilidades e assegurar que emergências psiquiátricas recebam o mesmo atendimento rápido e eficaz que outras crises de saúde.
A iniciativa foi discutida em reunião organizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) com a a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande).
No encontro, foram discutidos os principais desafios do atendimento imediato, desde a chegada das equipes ao local até o encaminhamento do paciente às unidades de referência. A proposta é eliminar gargalos, melhorar a comunicação entre os serviços e oferecer respostas mais ágeis à população.
“Essa integração é essencial para salvar vidas e oferecer atendimento humanizado em situações de crise”, explica a coordenadora de Áreas Temáticas e Saúde Mental da SES, Arielle Jheniffer dos Reis.