24.8 C
Campo Grande
HomeBastidores com o Velho LoboPreservar e crescer: Mato Grosso do Sul apresenta ações de desenvolvimento e...

Preservar e crescer: Mato Grosso do Sul apresenta ações de desenvolvimento e sustentabilidade na COP30

Crescer economicamente e manter a biodiversidade preservada são situações possíveis desde que os governos tenham convicção na tomada de decisões, apontando diretrizes claras e executando iniciativas que estejam plenamente conectadas uma com as outras, em políticas transversais. Essa foi a linha de trabalho defendida pelo governador Eduardo Riedel em seu primeiro dia de agendas na COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro.
Riedel participou durante esta quarta-feira (12), ao lado dos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras reuniões relacionadas à COP30, discutindo ações e planos que fomentem a conservação ambiental ao mesmo tempo que promova o desenvolvimento socioeconômico.
“Nunca entendemos que fosse um paradoxo o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção de atividades de baixo carbono, a preservação da nossa biodiversidade”, frisa Riedel durante sua participação em painel realizado no espaço da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), son o tema ‘Fortalecendo o papel dos governos subnacionais na governança climática internacional’. Horas antes, Riedel já tinha participado do Café na Amazônia – Encontro de Governadores na COP30, promovido pelo governo paraense, anfitrião da Conferência.
Com três biomas em seu território – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica -, Mato Grosso do Sul tem se destacado nacionalmente como exemplo de crescimento econômico aliado à preservação ambiental e inclusão social. Dois terços do Pantanal estão no Estado, onde 84% do bioma permanece preservado, protegido por legislação específica e políticas públicas que asseguram sua continuidade – a Lei do Pantanal, lançada na atual gestão estadual após tratativas com setor produtivo, ONGs e autoridades públicas federais e estaduais.
“Hoje, 94% da energia do Estado é renovável, com manutenção dos biomas. Essa é uma diretriz clara desde o início do nosso governo, e tem dado certo. É um Estado que cresce pelo menos duas a três vezes a média nacional, entre 5% e 6% ao ano. Um Estado que se propôs a ser carbono neutro em 2030, por conta dessa dinâmica que tem evoluído”, destaca o governador.

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img