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Coalizão pela Pré-Escola inicia ações em Mato Grosso do Sul para fortalecer a Educação Infantil

A Coalizão pela Pré-Escola inicia suas ações em Mato Grosso do Sul com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à Educação Infantil, especialmente na pré-escola. A iniciativa propõe uma atuação conjunta entre o governo estadual e os municípios, apoiando o planejamento, a formação e o acompanhamento pedagógico das redes públicas de ensino.
Formada pelas fundações Bracell, Itaú | Itaú Social, Maria Cecilia Souto Vidigal, Van Leer, Instituto Natura e VélezReyes+, a Coalizão reúne experiências complementares para o fortalecimento da educação infantil no país. A formalização da parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) ocorreu ontem (13), durante o Encontro de Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela Undime/MS, em Campo Grande.
Mato Grosso do Sul é um dos estados contemplados na fase inicial das ações, que têm como foco a melhoria da qualidade da pré-escola em todos os municípios. A proposta busca promover o desenvolvimento integral das crianças de quatro e cinco anos, em consonância com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com os Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade na Educação Infantil, definidos pelo MEC (Ministério da Educação).
A primeira etapa do trabalho será a realização do Diagnóstico da Qualidade da Pré-Escola, com base na EAPI (Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância). O instrumento, adaptado ao contexto brasileiro, foi desenvolvido com a colaboração de especialistas, pesquisadores e técnicos de redes públicas. Ele permite identificar boas práticas, desigualdades e oportunidades de melhoria, fornecendo dados que orientam o planejamento e a tomada de decisões em nível estadual e municipal.
Com os resultados, a Coalizão apoiará a SED/MS na elaboração e implementação de planos de ação e formações continuadas voltadas a professores, coordenadores e gestores. A iniciativa reforça o compromisso do estado em garantir uma Educação Infantil de qualidade, inclusiva e equitativa, por meio do fortalecimento do regime de colaboração com os municípios.

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