19.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioAcordo UE-Mercosul: Parlamento Europeu aprova medidas de proteção mais rígidas para o...

Acordo UE-Mercosul: Parlamento Europeu aprova medidas de proteção mais rígidas para o agro

Acordo UE-Mercosul: o que está em jogo para o agro brasileiro
O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira (16) ) os mecanismos de salvaguarda para importações agrícolas vinculadas ao acordo comercial da União Europeia com os países do Mercosul.
As salvaguardas haviam sido propostas pela Comissão Europeia em outubro. Os parlamentares, no entanto, votaram nesta terça por controles ainda mais rígidos sobre as importações de produtos agrícolas do Mercosul.
As mudanças significam que os representantes do Parlamento terão que negociar um acordo com o Conselho Europeu, o grupo de governos da UE, que havia apoiado a versão anterior.
As negociações começam já nesta quarta-feira (17), segundo a agência Reuters.
Parlamento Europeu vota para endurecer proteção de produtos agrícolas no acordo UE-Mercosul
O que são as salvaguardas
As salvaguardas definem em que situações a UE poderá suspender temporariamente as vantagens tarifárias concedidas ao Mercosul.
Na prática, se as importações de um determinado produto agrícola considerado sensível aumentarem em 5%, na média de 3 anos, a UE poderá abrir uma investigação para avaliar a possível suspensão dos benefícios.
Na proposta original da comissão, divulgada em outubro, esse limite era maior, de 10%.
Ainda segundo o texto aprovado hoje, as salvaguardas também serão aplicadas se as importações agrícolas do Mercosul não estiverem em conformidade com os padrões de produção da UE.
Gado em fazenda no Pará
NELSON ALMEIDA / AFP

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img