22.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioES lidera ranking de recuperação de áreas degradadas com mais 2 milhões...

ES lidera ranking de recuperação de áreas degradadas com mais 2 milhões de mudas nativas plantadas

ES é destaque na recuperação de matas
Mais de 2 milhões de mudas nativas da mata atlântica foram plantadas no Espírito Santo entre 2023 e agosto de 2025. Em abril deste ano o estado alcançou o ranking nacional de recuperação de áreas degradadas, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
A iniciativa faz parte do Programa Reflorestar, fruto da integração entre ações estaduais, municipais e do setor privado.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
De agosto do ano passado até agora já foram recuperados mais de 12 mil hectares de florestas em todo o estado, com o plantio de aproximadamente 11,5 milhões de árvores, entre espécies nativas e exóticas.
O programa é a principal iniciativa do estado com esse intuito. São mais de 12 anos de atuação, com ações que vão além do plantio de mudas, mas com ações de construção de barriguinhas, caixas secas, terraços e biodigestores, responsáveis por fortalecer e conservar o solo e a água.
O programa
Propriedade de Anchieta, Sul do ES, recuperou mais 12 hectares de reserva
Reprodução/TV Gazeta
O proprietário da área rural passa a ser um “guardião”, quando decide destinar parte das terras para preservação do meio ambiente ou inicia práticas rurais sustentáveis. É o caso do Antônio Salvador, produtor rural de Anchieta, Sul do estado, que está envolvido com a iniciativa há mais de 15 anos.
Atualmente, dos 49 hectares totais da área, cerca de 25% já foram reflorestados, o equivalente a 12 hectares de reserva. Após essa recuperação da área, diversas espécies da Mata Atlântica cresceram, a nascente passou a ter mais vida e a fauna aumentou, com o surgimento de pássaros e abelhas.
“Eu me sentia triste, olhava e era pasto puro e não tinha mais alegria. Eu vim de outra propriedade que era formada por matas. Procurei ajuda para isso. Já vivia de frutas por onde passei e a agora propriedade virou o meu armazém”, lembra o proprietário.
Antônio Salvador, proprietário “guardião” que recuperou 12 hectares de mata em Anchieta, Sul do ES.
Reprodução/TV Gazeta
Todo participante recebe o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que é um reconhecimento pelos benefícios gerados pela floresta nativa conservada ou em recuperação, além do apoio financeiro para auxiliar na aquisição de insumos para o plantio de novas áreas com florestas.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Fonte:

g1 > Agronegócios

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img