22.8 C
Campo Grande
HomeBastidores com o Velho LoboCidade Empreendedora transforma gestão pública, fomenta pequenos negócios e impulsiona a economia

Cidade Empreendedora transforma gestão pública, fomenta pequenos negócios e impulsiona a economia

Os empreendedores sul-mato-grossenses contam com uma estratégia estruturante voltada à construção de um ambiente de negócios favorável e ao fortalecimento da economia do Estado. O programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), está presente em 36 municípios e consolida um legado focado na modernização da gestão pública e na melhoria da qualidade de vida da população.

Em execução desde julho de 2025, o programa amplia o foco no empreendedorismo ao integrar ações que aumentam a eficiência das administrações municipais. A atuação ocorre por meio de três frentes estruturantes: Excelência, Avança e Transforma, que organizam soluções conforme o nível de maturidade de cada cidade, respeitando suas vocações e desafios locais.

Um dos principais instrumentos desse ciclo é o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), responsável por estruturar prioridades locais e orientar um conjunto contínuo de ações de capacitação, qualificação profissional e educação empreendedora. Desde sua criação em Mato Grosso do Sul, em 2018, o Cidade Empreendedora já atendeu 45 municípios, o equivalente a 57% das cidades do Estado.

O fortalecimento do ambiente de negócios se reflete diretamente nos indicadores econômicos recentes. Em 2026, apenas nos primeiros 15 dias do ano, foram abertas 3.100 empresas em Mato Grosso do Sul, das quais 98% são pequenos negócios. A formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) lidera o volume, representando 87% do total. Para quem deseja empreender ou formalizar um negócio, o Sebrae MS disponibiliza atendimento em todo o Estado, com orientação técnica e acesso a programas de apoio.

E dando continuidade a esse esforço, no início de fevereiro, o Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, lançará a terceira edição do MS Empreende Mais. O encontro dará visibilidade às iniciativas previstas para 2026 pelo Sebrae MS, além de apresentar os resultados alcançados em 2025 e o convênio com o Governo do Estado, com ênfase no programa Cidade Empreendedora. Na prática, os impactos dessa estratégia já se refletem na trajetória de quem empreende. A artesã Luciana de Lima Machado Kaninoski relata como a consultoria do Sebrae contribuiu para a consolidação do seu negócio. “Sou artesã e empreendedora. Criei, em novembro de 2018, a Boutique das Artes e Chimarrão. No meu negócio, desenvolvo produtos e crio designs personalizados para peças dos clientes, que vão desde chaveiros até troféus e brindes regionais destinados a instituições governamentais”, afirma.

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img