9.8 C
Campo Grande
HomeNotícias2º Seminário Estadual de Recursos Hídricos está com inscrições abertas

2º Seminário Estadual de Recursos Hídricos está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para 2º Seminário Estadual de Recursos Hídricos que acontece nos dias 22 e 23 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água e os 20 anos da Política Estadual de Recursos Hídricos, instituída pela Lei 2.406 de 29 de janeiro de 2002. O Seminário é gratuito e será realizado de forma híbrida: virtual pelo canal do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) no Youtube e presencial, no auditório “Shirley Palmeira”, na sede do Instituto, no Parque dos Poderes, com vagas limitadas por conta da covid-19. Confira a programação e faça sua inscrição no site do evento.

A palestra de abertura acontece no dia 22 de março às 18h com o tema “A Evolução da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil”, proferida por João Ricardo Raiser, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás e Secretário Executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Goiás. No dia 23 de março, a partir de 8h30 (horário de MS) acontece a mesa redonda com o tema “Segurança Hídrica, Mudanças Climáticas, Enfrentamento de eventos críticos” e às 14:h00, a mesa redonda “Cobrança pelo uso da Água”.

O Seminário é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Imasul e da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e conta com apoio da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA); do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden); da Universidade Federal da Bahia; do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH); da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (SEMAD); da Agência da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP); Agência das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ); Comitê de Bacia do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba); Instituto Taquari Vivo e Suzano Papel e Celulose.

20 Anos da Política Estadual de Recursos Hídricos no MS

A Lei 2.406 de 29 de janeiro de 2002, instituiu a Política Estadual de Recursos Hídricos e criou o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRH), tendo como responsável pela sua gestão o Imasul.

Esses 20 anos de Gestão de Recursos Hídricos, com árduas tarefas e grandes desafios, são festejados com o sucesso na adoção da plataforma totalmente virtual – SIRIEMA, onde os usuários de água não precisam se dirigir ao Imasul, para obter informações e solicitar sua Outorga. A primeira Outorga foi emitida em dezembro de 2015, inaugurando o sistema virtual. 

Embora seja a maior demanda, a gestão de recursos hídricos não se encerra na análise e emissão de Outorgas, sendo esse apenas um dos tantos serviços executados pela Gerencia de Recursos Hídricos.

Apesar dos desafios e dificuldades inúmeros passos ainda deverão ser trilhados no Estado em favor da gestão de recursos hídricos, sempre trabalhando em prol do desenvolvimento, garantindo água em quantidade e qualidade, numa gestão compartilhada com os usuários e a sociedade civil.

Marcelo Armôa, Semagro

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img