A Prefeitura de Campo Grande foi duplamente reconhecida com o Selo de Mérito 2025, nas categorias Atendimento Habitacional de Grupos Sociais com Necessidades Específicas e Regularização Fundiária e Edilícia. A honraria, considerada uma das mais importantes do país na área de habitação, será entregue durante o 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que acontece no dia 19 de setembro de 2025, em João Pessoa (PB).
A Prefeitura foi vencedora com projetos coordenados pela Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários. Entre eles, o Condomínio Vila da Melhor Idade, primeiro empreendimento de Campo Grande construído no modelo de locação social voltado à população idosa de baixa renda, e a regularização fundiária da Comunidade Homex, considerada a maior já realizada em Mato Grosso do Sul, que garantiu segurança jurídica e dignidade a mais de 1,3 mil famílias da Capital. Com essas iniciativas, a Emha é premiada pelo quinto ano consecutivo, reafirmando sua referência em habitação de interesse social.
O Selo de Mérito ABC/FNSHDU é concedido anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). O objetivo é reconhecer e divulgar projetos habitacionais de interesse social que contribuam para enfrentar problemas históricos como a irregularidade fundiária, o déficit habitacional e a falta de infraestrutura.
“Esse reconhecimento nacional mostra que estamos transformando vidas com políticas públicas que dão dignidade às pessoas. A Vila da Melhor Idade é um marco, porque assegura um lar digno para quem dedicou a vida inteira à nossa cidade. E a regularização da Homex levou justiça e segurança jurídica a milhares de famílias que conquistaram o direito de ter sua casa reconhecida legalmente. Sermos premiados pela quinta vez comprova que Campo Grande é hoje referência em habitação de interesse social no Brasil”, destaca a prefeita Adriane Lopes.